19 de set. de 2014

ITT FEXERJ 2014 - 5a. e 6a. rodadas

Duas derrotas. Enfrentei dois adversários duríssimos e ambos de negras o que aumentou o grau de dificuldade; o MF Buelow que está perto de conseguir a norma de MI e o MI Rodi. Em ambas joguei a defesa Siciliana Aberta que estou retomando depois de muitos anos. Segue resumo:

Buelow x Bottari: Jogamos uma Siciliana variante At. Rauzer. Buelow escolheu uma linha antiga com 9. Cb3, evitando trocar o cavalo porém tirando-o de uma posição mais ativa. Joguei uma sequência inferior com 12..., Bd7?! quando o melhor é ..., d5 direto. Mesmo assim consegui elaborar um bom plano de defesa e contra-ataque no centro, mas falhei em não ver 23..., Td8! que manteria a partida aberta. O lance realizado (23...., d4?) dá vantagem decisiva para as brancas. Segue partida:



Rodi x Bottari: Outra Siciliana aberta chegada por transposição de lances. Rodi jogou uma variante de sacrifício que, me disse depois da partida, já havia jogado várias vezes e conhecia muito bem. Rodi jogou sempre pela iniciativa e fez dois sacrifícios de peça: um correto (11. Cd5) e outro incorreto (21. De7) que não consegui refutar durante a partida mas havia uma defesa que daria às negras vantagem decisiva. Também deixei passar 25..., Dxc7 que iria para um final igual. Segue partida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário